5 provas que a pandemia mudou o jornalismo para sempre

5 provas que a pandemia mudou o jornalismo para sempre

A pandemia do novo coronavírus surpreendeu a todos e mudou muitos aspectos de trabalho e convivência, como a interação entre as pessoas, o local de trabalho, dando maior espaço ao home office, consultas virtuais, entre outros, da mesma forma, a pandemia também afetou o jornalismo, pois apesar de algumas coberturas ainda precisarem acontecer de maneira presencial, foi necessário haver adaptações na rotina de todos os profissionais, seja na sua vida pessoal ou profissional!

A seguir, listamos cinco fatos para demonstrar como o surgimento da pandemia do novo coronavírus transformou a área do jornalismo repentinamente e como parece ser uma tendência permanente, acompanhe este artigo para saber mais!

Desafios do jornalismo durante a pandemia de COVID-19

O cenário das redações foi totalmente modificado, precisando dispor de medidas de segurança, aumento do número de profissionais trabalhando de forma remota e um momento coberto de muitas incertezas.

Embora alguns jornalistas tenham necessitado lidar com os desafios impostos pelo home office, outros ainda precisaram continuar com o trabalho presencial, enfrentando o medo da contaminação pelo novo coronavírus.

O jornalismo tem sido posto à prova principalmente por conta da necessidade de distanciamento social. Mas apesar de tantas dificuldades, os obstáculos vêm sendo contornados a cada dia e as informações continuam a chegar para todos os brasileiros!

5 provas de que a pandemia mudou o jornalismo

Assim como a pandemia vem sendo um momento extremamente complicado para muitas pessoas, com os jornalistas não é diferente! Se tratando de um período de mudanças e também de adaptação!

Acompanhe então as cinco provas da transformação do jornalismo em meio a pandemia do novo coronavírus.

Vida dos jornalistas

A pandemia não está sendo um momento fácil para ninguém, e o jornalista necessitou se reinventar e adaptar as suas atividades ao trabalho remoto.

Estúdios caseiros foram feitos, transmissões são feitas ao vivo da casa do profissional e ferramentas para busca de informações agora fazem parte da vida dos jornalistas!

Mas com a popularidade do home office, outros fatores também o acompanham, como a necessidade de conciliar trabalho, tarefas domésticas e atenção aos filhos ao mesmo tempo, tornando a vida muito mais agitada.

Outras notícias em meio a COVID-19

A doença que assolou o mundo é um dos assuntos mais atuais e comentados, e continuará a surgir nos noticiários ainda por um bom tempo.

Os jornalistas estão frente a histórias de muitas pessoas, cobrindo vários relatos referentes a COVID-19 que dominam os jornais.

Mas apesar das notícias relacionadas ao novo coronavírus, o noticiário ainda possui espaço para mais informações, e você pode trabalhar na elaboração de outras temáticas com boas justificativas para atingir o seu público, através de histórias que não necessariamente tenham conexão com a pandemia, pois as pessoas também querem saber sobre as demais situações!

 

Novas formas de coleta de informações

Antigamente era possível despertar ideias para publicações a partir de reuniões presenciais com diversos profissionais, conversas com os entrevistados pessoalmente. Além de ser viável cobrir reportagens em meio a multidões, mas com a chegada da pandemia, a situação mudou totalmente!

O home office e as reuniões virtuais tomaram conta do cenário e as entrevistas agora parecem mais formais.

Assim, nesse ponto é importante se adaptar e entender como os seus colegas preferem trabalhar, para encontrar a melhor maneira de exercer a sua atividade!

Contudo, as reuniões por telefone e por chamada de vídeo se tornaram muito mais comuns e bem toleradas. Tentando proporcionar assim, uma aproximação entre as pessoas, embora estejam distantes!

 

Recursos visuais para as notícias

A pandemia também dificultou a parte visual das histórias a serem publicadas, por conta da necessidade do trabalho presencial em meio ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Assim, a equipe de jornalismo se tornou mais adepta ao fornecimento de imagens e vídeos feitos por telespectadores através de smartphones.

 

Boas fontes e diversidade foi um dos fatores que a pandemia mudou no jornalismo

O ano de 2020 foi marcado por muitos aspectos além da pandemia, como é o caso da diversidade, que alcançou muitos campos, inclusive o jornalismo!

Os jornalistas vêm tentando diversificar cada vez mais as equipes, bem como as fontes e os conteúdos que são publicados. Eles ouvem várias pessoas sobre diferentes tipos de assuntos.

Além disso, em meio a tantas publicações feitas atualmente, é importante buscar por fontes que tenham histórias únicas e um potencial de destaque, fornecendo temáticas específicas e objetivas!

Gostou desse conteúdo? Então clique aqui e fique por dentro de muito mais!

CATEGORIES
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )