Como as TVs e as redes sociais estão cada vez mais conectadas

Como as TVs e as redes sociais estão cada vez mais conectadas

Acompanhe a leitura para entender porque as TVs e as redes sociais estão conectadas!

A televisão surgiu no mundo vários anos atrás e historicamente se tornou responsável por ser o maior meio de comunicação para veiculação de notícias e entretenimento para diversas pessoas ao redor do planeta.

Contudo, com o avanço da tecnologia, as plataformas digitais foram se destacando e tomaram conta do cenário, a exemplo do Google, Facebook e Instagram.

As duas mídias fornecedoras de informações colidiram com um interesse em comum. Então, os noticiários, um dos meios de comunicação mais antigos do mundo, se preocuparam com a possibilidade de serem “engolidos” pela nova tecnologia. Mas a realidade é que cada meio possui suas peculiaridades e podem coexistir!

Esse choque acabou por levar a situação até os tribunais de justiça em alguns países, e uma legislação já foi elaborada na Austrália. Contudo ainda não promulgada, mas isso gerou um grande impacto e pessoas e gigantes da mídia acompanham o caso com amplo interesse.

O governo da Austrália se encarregou de desenvolver um regulamento visando promover o equilíbrio entre a rede da mídia de notícias e as plataformas digitais.

A legislação desenvolvida pelo governo da Austrália

Essa normativa tem a finalidade de fazer as mídias sociais remunerarem os editores, e impõe que essas plataformas digitais participem do acordo, mas que ainda não foi implementado, pois a intenção da determinação é de uma concordância entre as partes.

Assim, no início o Facebook impediu a veiculação de notícias na plataforma, porém essa medida durou apenas oito dias, pois a navegação no site diminuiu cerca de 13-16%!

Portanto, o conflito ainda prossegue, por conta da não promulgação do novo código.

Além disso, alguns jornalistas acreditam que é necessário haver uma força em conjunto e que o jornalismo apresente o seu valor e mostre razões pelas quais as plataformas digitais deveriam apoiar esse ramo!

Como as TVs e redes sociais estão conectadas

Apesar da opinião dos jornalistas sobre o assunto, as plataformas digitais afirmam que possuem uma boa relação com os noticiários, e que acreditam em regulamentos, principalmente em virtude de tantas situações encontradas em redes sociais!

Outro ponto é que a base dos objetivos das redes sociais é de prover informações fidedignas e de qualidade para as pessoas, sendo um propósito em comum com os noticiários, apoiando o jornalismo, com a finalidade de tornar o mundo mais esclarecido!

Embora as notícias façam parte das plataformas digitais, elas não são compostas apenas por isso, o conteúdo é apenas uma pequena parcela de todo o conjunto!

Ainda, as redes sociais declaram que com a vinculação de notícias nesses sites, os editores jornalísticos também se aproximam mais do público. E além disso, são capazes de conquistar muitas oportunidades financeiras e de inovação.

Obstáculos encontrados

Alinhar as ideias com instituições menores pode ser uma dificuldade por conta da forma como a administração acontece, embora essa tentativa exista.

Ademais, com a pandemia se tornou mais difícil contatar as pessoas, participar de conferências e ouvir opiniões e necessidades sobre os setores.

Contudo, a mídia e as redes sociais ainda possuem uma outra condição em comum e que podem se complementar. Isso porque nos últimos meses, indicadores identificaram uma dificuldade do público mais jovem de se manterem atentos aos noticiários. E que as plataformas digitais podem auxiliar bastante nesse sentido!

Pois na era digital em que vivemos, a conexão com a internet se tornou cada vez mais recorrente. E assistir aos jornais e noticiários na televisão ficou menos frequente devido a evolução das plataformas digitais.

Por fim, as televisões podem e estão promovendo a utilização de hashtags e apresentação de comentários sobre publicações.

Portanto, isso mostra como a televisão e as mídias sociais estão interligadas, se complementam, e possuem um objetivo em comum. Além disso, há oportunidades para ambos os lados!

CATEGORIES
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )