Quatro formas de melhorar seu vídeo com iluminação natural
Produzir conteúdos sob a forma de vídeo didático se tornou cada vez mais popular, principalmente agora durante a pandemia de COVID-19 e a popularização do ensino a distância, por isso, é importante buscar artifícios para melhorar a qualidade deles.
Contudo, um dos maiores obstáculos para quem elabora materiais utilizando os vídeos, é a iluminação.
A iluminação dos vídeos permite que as cores se destaquem, que as cenas fiquem legíveis e isso prende a atenção do espectador. Já a falta desse recurso compromete o entendimento do conteúdo. Ocasionando também uma perda de interesse por parte dos ouvintes devido a má qualidade do material.
Mas não se preocupe, isso pode ser resolvido de forma simples com a iluminação natural de forma gratuita!
Acompanhe este artigo que vamos te explicar como fazer isso!
O que é a iluminação natural e como melhorar a qualidade do seu vídeo com ela?
Certamente você já ouviu falar de iluminação natural. Esta diz respeito a luz solar e a sua utilização como fonte de claridade e é uma técnica muito boa e empregue na produção de vídeos.
A vantagem de utilizar a luz solar é que se trata de uma fonte gratuita de iluminação e muito poderosa. Fornecendo maior conforto visual, claridade e brilho!
Porém existem algumas desvantagens ao fazer uso dessa estratégia, pois não é possível controlar a luz do sol, visto que nem sempre ela estará disponível.
Por exemplo, caso você precise filmar alguma situação à noite, não terá a luz solar ao seu favor, tendo que recorrer aos kits de equipamentos para a iluminação de vídeos!
Mas fique tranquilo(a), apesar de parecer mais difícil controlar a luz solar para produzir os seus vídeos, não é uma tarefa impossível!
Dicas para utilizar a luz natural ao seu favor
Algumas dicas para te ajudar a regular a luz solar para iluminar o seu vídeo no momento da gravação e ter um bom resultado são muito úteis, confira a seguir!
Luz suave
Algumas vezes a luz do sol pode estar forte e incidir de maneira muito intensa sobre a cena que você deseja gravar, sendo necessário suavizá-la.
Para suavizar a luz solar podemos utilizar de ferramentas simples para improvisar e tornar a incidência dessa luz mais branda.
É possível fazer isso por meio de filtros que façam a luz ser difundida. As nuvens do céu costumam ser uma ótima opção para quebrar essa forte iluminação e reduzir as sombras excessivas nos vídeos.
As cortinas, telas, refletores, gravação de vídeos embaixo de árvores ou qualquer outra ideia que você tenha que difunda a luz, também conseguem diminuir a luminosidade exagerada.
Hora dourada
Esse é um termo muito conhecido na área de fotografia, diz respeito ao momento próximo ao nascer ou ao pôr do sol, cerca de uma hora antes de cada evento.
Neste período a luz natural do sol está mais suave, pois ela se difunde pelo próprio horizonte, se tornando ideal para fotos e vídeos, pois evita sombras, e o momento é tão agradável que também é conhecido por “hora mágica”.
Porém, por durar somente alguns minutos, só conseguimos realizar filmagens mais curtas.
Sol como fundo para melhorar a qualidade do vídeo
Ao invés de utilizarmos a luz do sol incidindo diretamente no rosto, podemos usá-la como luz de fundo.
Pois quando ela reflete no rosto, os olhos ficam semicerrados e com uma imagem de alto contraste por conta da grande claridade. Já quando o sol está ao fundo das filmagens, seja atrás de objetos ou das cabeças das pessoas, a cena assume uma melhor aparência no quesito luminosidade!
Locais fechados
Mesmo em ambientes fechados e internos, ainda é possível produzir bons vídeos utilizando a luz natural.
Gravar próximo a janelas é uma boa opção. Isto é, desde que não utilize a janela como fundo. Pois se o ambiente estiver muito escuro, a luminosidade vinda da janela irá tomar conta da sua filmagem.
Portanto, para fazer gravações perto de janelas, recomenda-se difundir a luz com uma cortina, suavizando-a.
Por fim, em alguns casos você pode precisar de um kit de iluminação para vídeos, mas embora não seja sempre possível controlar a luz natural, essa parece ser uma ótima opção para criadores de conteúdos, principalmente por ser muito potente e gratuita!