Acerte na linguagem: construa vídeos de sucesso para a internet

Acerte na linguagem: construa vídeos de sucesso para a internet

Estima-se que em 2022, mais de 80% de todo o conteúdo consumido na Web esteja relacionado a vídeos publicados na rede.  Ou seja, os vídeos para a web são a grande aposta, já que o consumo vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.  Contudo, não basta apenas ligar a câmera ou o smartphone e falar sobre qualquer assunto. Os grandes produtores de conteúdos em vídeo possuem algumas características em comum.  Neste artigo, você vai conhecer qual a linguagem para construir vídeos de sucesso na Web.

Domínio sobre o assunto

Domine o assunto que você vai abordar na internet. Isso é fundamental para passar segurança e falar com tranquilidade. De entretenimento até vídeos técnicos, é preciso mostrar ao seu público que você sabe do que está falando.

Além disso, isso garante que marcas de sucesso que atuam no seu nicho tenham interesse em parcerias e anúncios e você consiga um bom retorno financeiro para o seu trabalho.

Você pode fazer uma boa pesquisa, criar um roteiro e organizar todo o seu conteúdo antes de começar a gravar.

 

Conheça seu público para manter uma linguagem adequada nos seus vídeos para Web

É fundamental saber para quem você está falando. Seu conteúdo é voltado para adolescentes? Crianças? Mulheres jovens? Ou seja, conhecer seu expectador é o primeiro passo para saber que assuntos abordar e que linguagem utilizar.

Se estiver produzindo um vídeo para adolescentes, é melhor evitar termos técnicos e uma postura muito séria. Seu conteúdo é destinado a profissionais da saúde? Melhor evitar gírias e termos muito coloquiais.

Isso é importante não apenas para que o público entenda o que você está falando, mas também para que se identifique com você.

A identificação é fundamental para que o público confie cada vez mais no conteúdo produzido, consumindo cada vez mais seu material.

 

Linguagem para vídeos na Web: Imagens, som e edição

Não é preciso uma superprodução para fazer vídeos para a internet. Inclusive, essa é uma das vantagens da web, há espaço para todos, mesmo com poucos recursos. Contudo, é preciso ter um diferencial.

O humorista brasileiro Whindersson Nunes é um desses exemplos. Mesmo produzindo vídeos com poucos recursos, de forma geral, estava entre os cinco do mundo com maior número de inscritos em 2018.

Até o momento, continua entre os 20 mais bem posicionados na maior plataforma de vídeos do mundo, o Youtube. No Brasil, já teve o maior canal de vídeos e atualmente está entre os três maiores.

O que você precisa garantir é que os vídeos tenham boa qualidade de imagem, boa iluminação e bom áudio.

Por isso, procure um ambiente isolado e silencioso no momento de gravar os vídeos. Ruídos que interfiram no conteúdo podem fazer o internauta abandonar seu vídeo.

Procure um local bem iluminado. Se não tiver equipamento de luz, então grave com a luz natural do sol, ela garante que suas imagens terão ótima visibilidade.

Invista em um equipamento de qualidade. Não é preciso grandes produções, uma câmera semiprofissional ou um smartphone que faça imagens em boa qualidade podem ser suficientes. Também pode ser interessante investir em microfones de lapela ou direcionais.

Por fim, aposte na edição. Atualmente, é possível editar vídeos, inserir transições, trilha e os mais diversos efeitos em aplicativos para o celular.

Contudo, pode valer a pena investir na contratação de um profissional da área, se quiser profissionalizar de vez seu material.

 

Aprenda sobre SEO

Se está pensando em começar a gravar vídeos para a web e ainda não conhece sobre Search Engine Optimization, então esse é o momento de pesquisar.

Essa “técnica” consiste em tentar posicionar o seu conteúdo o melhor possível nas buscas da internet e das redes sociais.

Algumas dicas, são: evite títulos genéricos para os seus vídeos, utilize neles as palavras-chave mais buscadas sobre o assunto que você vai comentar; utilize os espaços de descrição para dar mais detalhes sobre o tema do vídeo; utilize links para que seu espectador assista a mais vídeos e produza conteúdo interessante o suficiente para que o internauta assista aos seus vídeos até o fim.

 

Tenha constância

Não adianta publicar um ótimo vídeo hoje e sumir por um mês. Por isso, para garantir um público fiel, confiança por parte dos internautas e muitas visualizações, você precisa garantir seu espaço na rede.

Planeje seu conteúdo e além disso, se organize para publicar pelo menos duas vezes por semana algum conteúdo de vídeo em suas plataformas.

Gostou desse conteúdo que preparamos para você? Então clique aqui e tenha acesso a muito mais!

CATEGORIES
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )